• SAÚDE INTESTINAL E QUALIDADE DE VIDA

    21 jul 2015 | Postado em: Dicas, Posts, Saúde | Por: Paula Lorentz

    É um privilégio ter um texto elaborado pela Dra. Aline Miranda, nutricionista e proprietária da loja MUNDO VERDE SETE LAGOAS aqui no meu blog!!! Hoje ela praticamente nos informa tudo sobre a boa saúde do intestino, como protegê-lo, quais os alimentos que fazem bem e que podem ajudar você a ter uma vida intestinal mais regulamentar e saudável…E tudo com uma explicação super prática e detalhada ao mesmo tempo, mas que eu tenho certeza, vocês vão adorar!!!

    SAÚDE INTESTINAL E QUALIDADE DE VIDA

    A ciência vem mostrando claramente que o intestino é um dos melhores indicadores para se avaliar a saúde do indivíduo. Cuidando melhor do sistema gastrintestinal, melhora-se o sistema imunológico e, consequentemente, vive-se com mais disposição.

    A alimentação adequada dá suporte à integridade intestinal e quando essa integridade fica comprometida, a permeabilidade do intestino fica alterada, reduzindo sua capacidade de agir como barreira de defesa contra patógenos e microorganismos nocivos á saúde. Com a permeabilidade preservada, garante-se o controle do que deve ser absorvido ou não pelo intestino, garantindo assim, sua regularidade e uma vida mais saudável e com mais disposição.

    A integridade intestinal é mantida pela flora intestinal (microbiota intestinal) saudável. A função intestinal desregulada afeta o equilíbrio da nossa flora intestinal, fazendo com que haja um predomínio das bactérias nocivas (patogênicas) sobre as bactérias benéficas, gerando um processo chamado DISBIOSE INTESTINAL…

    Dentre os vários fatores causadores dessa alteração da flora intestinal, destaca-se o uso indiscrimado de antibióticos (que matam tanto as bactérias úteis como as nocivas), o abuso de laxantes, o consumo excessivo de alimentos processados em detrimento de alimentos crus, a exposição a toxinas ambientais e principalmente o estresse.

    O tratamento da DISBIOSE INTESTINAL consiste na ingestão de alimentos que contenham probióticos e/ou prebióticos.

    MV5

    De uma forma bem simples, podemos dizer que os PROBIÒTICOS são representados pelos microorganismos vivos benéficos que provocam o equilíbrio da flora intestinal, e os PREBIÓTICOS, os alimentos que irão nutrir esses microorganismos…, as tão conhecidas “FIBRAS” que além de controlarem problemas como diarréias e prisões de ventre, estimulam o crescimento de bactérias benéficas no intestino.

    Os principais PREBIÓTICOS são os frutooligosacarídeos (FOS) e a inulina. A combinação dos prebióticos com os probióticos forma os simbióticos, com eficiência ainda maior. E é interessante observar que pode haver necessidade de regeneração rápida da mucosa intestinal, podendo ser necessária a introdução de GLUTAMINA, um aminoácido que age como combustível nas células do intestino.

    MV4

    MV3

    A dieta para a prevenção e o tratamento da DISBIOSE INTESTINAL, consiste, principalmente na reeducação alimentar, evitando-se o excesso de ingestão de glúten, do leite e derivados, do açúcar branco e de alimentos processados. Deve ser reforçado o consumo de alimentos como couve-flor, repolho, alho e alho poró, cebola, frutas e cereais integrais (como arroz integral, quinoa e amaranto).

    Quando a função intestinal melhora, há uma melhora generalizada das funções do organismo. Viver mais e melhor será possível quando a postura diante dos alimentos for mudada, prestando mais atenção com o que se passa no órgão maior de absorção do nosso corpo que é o intestino. A alimentação saudável é a receita básica para a saúde. Portanto, deve-se procurar sempre o melhor quando se seleciona os alimentos que são levados à mesa.

    Preferir alimentos sem aditivos químicos, de origem conhecida, conservados á temperatura correta e preferencialmente com a orientação de um nutricionista é um caminho que vale à pena!!!

    FICA A DICA !!!  (Dra.Aline Miranda-Nutricionista MUNDO VERDE SETE LAGOAS)

     

    Confira tudo o que é preciso para uma alimentação saudável e a saúde para o seu intestino na loja

    MUNDO VERDE SETE LAGOAS – RUA PAULO FRONTIN – 318  CENTRO – SETE LAGOAS/MG   FONE (31) 3026 4588

     

    Tags:, , , , , , , , , , ,


Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Top

 

 

 

 

© Copyright2018. . Todos os direitos reservados ao Blog Paula Lorentz.