• Ovo de colher de brigadeiro mesclado

    21 mar 2016 | Postado em: Posts, Receitas | Por: Paula Lorentz

    OVO DE COLHER DE BRIGADEIRO MESCLADO – BY MARIA BRIGADEIRO

    Preparado por Juliana Motter, da Maria Brigadeiro, em São Paulo, o ovo de Páscoa mesclado tem recheio branco e tradicional (Foto: Elisa Correa/Editora Globo | Produção: Cláudia Pixu)

    Quer incrementar a sua Páscoa? Olhem só que receita TOP para você fazer com as crianças e se divertir. Elas vão amar!!!

    Rendimento 2 ovos de 250 g
    Tempo de preparo 1 h

    Ingredientes

    Cobertura
    500 g de chocolate branco ou ao leite (use 250 g de cada um deles, se quiser uma casca mesclada);
    fôrmas para ovo de 250 g.

    Brigadeiro
    1/2 lata de leite condensado;
    1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal;
    100 g de chocolate ao leite em barra com, no mínimo, 35% de cacau;
    1/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco.

    Brigadeiro branco
    1/2 lata de leite condensado;
    1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal;
    100 g de chocolate branco com 100% de manteiga de cacau;
    1/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco.

    Modo de fazer

    Cobertura
    1 Pique o chocolate em pedaços pequenos e uniformes e leve-o ao micro-ondas em potência mínima por 1 minuto.Misture bem com uma espátula. Você precisa medira temperatura do chocolate com termômetro de cozinha: ele precisa atingir a temperatura de 45°C (mais do que isso ele pode queimar).

    2 Quando estiver derretido e morno, transfira-o para uma superfície fria (mármore, de preferência) para resfriá-lo. Espalhe e junte o chocolate na mesa com ajuda de uma espátula própria, medindo a temperatura até atingir 28°C (chocolate ao leite) ou 27°C se for chocolate branco.

    Distribua o chocolate temperado na fôrma conforme a quantidade marcada nela. Em seguida, espalhe o chocolate com ajuda de um pincel, até preencher toda a fôrma de modo uniforme. Para um efeito mesclado na casca, use os dois tipos de chocolate e alterne camadas, criando pontos de contato entre os chocolates, misturando-os comum palito. Leve à geladeira por 15 minutos ou até que esteja soltando da fôrma. Desenforme e reserve em local seco e fresco.

    Brigadeiros

    1 Pique o chocolate ao leite em lascas finas. Reserve.
    2 Em uma panela, coloque o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a desgrudar do fundo da panela aproximadamente 6 minutos).
    Apague o fogo, adicione o chocolate ao leite em raspas e o creme de leite e misture com ajuda de um fouet (batedor de arame) até incorporar bem.
    Volte ao fogo baixo por mais 1 minuto, até começar a soltar do fundo da panela . Desligue o fogo e reserve. Deixe esfriar completamente.
    5 Prepare o brigadeiro de chocolate branco da mesma forma. Reserve.
    6 Recheie os ovos com os dois brigadeiros e faça uma mescla entre eles com a ajuda de um garfo. Não é necessário levar à geladeira. Sirva fresco, de preferência no mesmo dia, para manter a cremosidade do brigadeiro.

    Ou seja, um brigadeiro autêntico de colher delicioso!!! Hummmmmm!!!

    DICA DA CHEF
    A maioria dos chocolates industriais para uso culinário não leva manteiga de cacau em quantidade significativa e sim gorduras alternativas, mais baratas. O ideal é procurar por chocolates puros, compostos de manteiga de cacau. Esta informação costuma vir no rótulo em destaque. A dica é prestar atenção aos ingredientes da fórmula: quanto menos, melhor. Um chocolate ao leite puro costuma ter no máximo seis ingredientes: massa de cacau, leite em pó, manteiga de cacau, extrato de baunilha natural, açúcar e lecitina de soja (que é um conservante natural).

     

    Tags:, , , , , ,


Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Top

 

 

 

 

© Copyright2017. . Todos os direitos reservados ao Blog Paula Lorentz.