• A Catedral de Brasília !!!

    21 ago 2013 | Postado em: Dicas, Posts, Viagens | Por: Paula Lorentz

    Oi gente,

    No último domingo, fiz um tour pela cidade de Brasília e fui conhecer 2 pontos turísticos que ainda não conhecia: A Catedral de Brasília e o Itamaraty!!! Maravilha de arquitetura do Oscar Niemeyer…Fiquei deslumbrada com tanta beleza, modernidade e luxo:

    CB1

    CB7

    Para quem não sabe, a Catedral de Brasília foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de seção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. O engenheiro  Joaquim Cardoso foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da Catedral.

    Em 31 de Maio de 1970, foi inaugurada de fato, já com os vidros externos transparentes. Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze, representando os Evangelistas. As esculturas foram realizadas com o auxílio do escultor Dante Croce, em 1968. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço,de Alfredo Ceschiatti.

    O batistério em forma ovóide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão. O campanário composto por quatro grandes sinos, doados pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico. A cobertura da “nave” tem um vitral composto por dezesseis peças em fibras de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. O altar foi doado pelo Papa VI e a imagem da padroeira de Nossa Senhora de Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida do Norte – SP.

    A Via Sacra é uma obra de Di Cavalcanti. Na entrada da Catedral, encontra-se um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintadas por Athos Bulcão.

    Por estar situada na Esplanada dos Ministérios, a Catedral não apresenta uma comunidade fixa. Grande parte dos fiéis que a frequentam é composta por turistas e por fiéis que trabalham na esplanada.

    É uma verdadeira obra maravilhosa, e para quem gosta de fazer turismo, conhecer pontos turísticos, a Catedral é uma dica e tanto em Brasília…Olhem só as fotos:

    CB5

    CB10

    CB8

    CB9

    CB6

    CB2

    CB3

    CB4

    A Via Sacra…

    CB12

    CB11

    O Confessionário…

    CB18

    CB19

    A porta de entrada…

    CB22

    CB17

    CB21

    CB16

    CB20

    A Catedral tem uma arquitetura magnífica, moderna, de gênio mesmo!!! Tudo em Brasília é muito bem planejado. Acho que vale a pena conhecer e admirar tanta grandiosidade!!! Quem viaja pelo Brasil, tem muito a conhecer…Nosso país tem lugares fantásticos e precisamos investir em viagens por aqui, não acham?

    Fica a dica!!!

     

    Beijos,

     

     

     

    Tags:, , , , , , , ,


8 Comentários

  1. Olá Papaula.
    Estou admirada com a beleza da Catedral. É realmente esplendorosa. E as fotos mostram muito bem todos os cantos. Valeu. Bj.

    Comentário por Tia Cyb — 21 de agosto de 2013 - 9:29

  2. Legal que gostou Tia. bjo grande

    Comentário por Paula Lorentz — 21 de agosto de 2013 - 21:06

  3. As vezes pensamos em Brasilia apenas como a capital administrativa.
    Mas Brasilia, tem muito mais!!!!

    Comentário por Giovana — 22 de agosto de 2013 - 8:36

  4. Com certeza Giovana, você nem pode imaginar!!! bjos

    Comentário por Paula Lorentz — 23 de agosto de 2013 - 13:29

  5. Lindas fotos! Não vai postar as do Itamaraty?

    Comentário por Gabriel Paiva — 29 de agosto de 2013 - 9:47

  6. É muito linda, e as suas fotos ficaram maravilhosas! Parabéns!

    Comentário por Wania Baracho — 29 de agosto de 2013 - 11:21

  7. Obrigada Wania. bjo grande

    Comentário por Paula Lorentz — 29 de agosto de 2013 - 17:25

  8. Com certeza. bjos

    Comentário por Paula Lorentz — 29 de agosto de 2013 - 17:25

Deixe um comentário

Top

 

 

 

 

© Copyright2017. . Todos os direitos reservados ao Blog Paula Lorentz.